13/1/2025
5 estilos arquitetônicos icônicos e suas características

Alguns estilos arquitetônicos como o barroco e o rococó podem parecer semelhantes a um observador casual, mas quando reparamos nos detalhes, vemos como eventos históricos, ideologias e influências culturais são impressas em cores, texturas, janelas e tetos de uma forma muito peculiar. 

Alguns estilos arquitetônicos como o barroco e o rococó podem parecer semelhantes a um observador casual, mas quando reparamos nos detalhes, vemos como eventos históricos, ideologias e influências culturais são impressas em cores, texturas, janelas e tetos de uma forma muito peculiar. 

Neste artigo vamos mostrar algumas características bem específicas de cinco estilos inconfundíveis que podem ser encontradas em obras que resistiram ao tempo.

Gótico

O estilo que surgiu na França, no século X, tem uma alta predominância em construções com finalidade religiosa, por isso, ficou conhecido por muitos como a “arte das catedrais”. A Catedral da Sé, na cidade de São Paulo, é o edifício gótico mais famoso do Brasil. 

Inicialmente chamado de “Obra Francesa”, foi muito marcante na idade média, sendo adotado por centenas de basílicas e mosteiros ao redor do mundo. Além de sua estética externa marcante, com abóbadas ogivais – aquelas que permitem a visualização de suas nervuras por quem observa de dentro – que encantam até hoje, destacam-se também as janelas e vitrais enormes.

A construção gótica mais visitada do mundo é a Catedral de Notre-Dame, construída entre o ano 1163 e 1345. Já a Catedral de Santa Maria del Fiore, conhecida como Duomo de Florença, começou a ser construída em 1296, sendo consagrada somente em 1436.

Renascentista

O estilo renascentista surgiu na Itália, no século XVI. Sua perspectiva era reviver traços da antiguidade clássica, caracterizando-se por elementos como arcos, colunas simétricas e cúpulas imponentes. 

O exemplo mais icônico é a Biblioteca Laurenziana, projetada por Michelangelo, que incorpora as principais características renascentistas: linhas proporcionais e organização racional dos espaços

Embora esse estilo tenha influenciado mais a arquitetura religiosa italiana, ainda é possível ver grandes referências fora da Europa, como a Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Olinda/PE, construída entre 1551 e 1567. Apesar de não predominar a arquitetura do edifício, traços renascentistas também estão presentes no Theatro Municipal de São Paulo.

Barroco

O estilo barroco surgiu no início do século XVI, impulsionado pela Contrarreforma e como uma reação ao racionalismo renascentista. Marcado por uma estética teatral e ornamentada, o estilo explora a dramaticidade por meio de contrastes entre luz e sombra, cores intensas e composições dinâmicas. 

Os elementos curvilíneos, suntuosos e exuberantes são utilizados para evidenciar o poder da Igreja Católica. Paredes côncavas e convexas, alongam a perspectiva sobre a construção, deixando-a mais imponente.

A obra mais famosa é a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Contudo, a Igreja Católica levou o estilo para o mundo todo, dando origem a templos icônicos, como a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto/MG.

Outro destaque por aqui é a Igreja de São Miguel, no Rio Grande do Sul, parte de um sítio histórico declarado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (1938) e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (1983). Construída com mão de obra indígena a partir de 1735 até por volta de 1745, a igreja possui uma estrutura em pedra arenito.

Colonial

A arquitetura colonial foi muito bem recepcionada no Brasil nos anos 1500, especialmente em imóveis residenciais de famílias nobres e prédios públicos.

As construções desse estilo são caracterizadas por longas fachadas, janelas grandes, varandas compridas e telhas de barro

A estrutura das casas geralmente possuem um aspecto rústico. Alguns detalhes podem até revelar o status social de seus primeiros proprietários: imóveis feitos de taipa de pilão e pau a pique indicam que elas foram de pessoas menos abastadas, enquanto casas com pedras e azulejos portugueses, ornamentações detalhadas em beirais, molduras e gradis indicam que as elas eram de famílias mais ricas. 

A construção característica à beira da rua também chama a atenção, criando cenários inigualáveis e verdadeiros patrimônios históricos, como o Centro Histórico de Paraty/RJ.

Rococó

Finalizamos com um estilo mais recente, do século XVIII. Além de carregar algumas influências do barroco, o rococó foi construído sobre concepções influenciadas pelo iluminismo. 

Pela sua carga histórica e ideológica, o rococó também se tornou um estilo de escultura e pintura, presenteando o mundo com obras icônicas como o quadro Triunfo de Aurora (1756), de Jean-Honoré Fragonard, e a escultura em mármore de Étienne-Maurice, Pigmalião e Galatea (1763).

Na arquitetura, as construções em rococó possuem muitas curvas, conchas e ornamentos. O uso de cores suaves e claras é um padrão, especialmente no design de interiores, onde espelhos e flores dominam o ambiente.

Conclusão

Agora que você está com o olhar mais apurado para identificar e diferenciar o gótico, renascentista, barroco, colonial e rococó, aproveite cada oportunidade para conhecer essas obras e construções históricas, as quais continuam a encantar e influenciar projetos arquitetônicos e de interiores.

Esperamos você no próximo artigo! Aproveite para conhecer os nossos projetos.

News
5 divisórias que podem transformar seu ambiente

As divisórias estão cada vez mais presentes em projetos modernos de construção ou reformas de imóveis residenciais e comerciais.
News
Como a arquitetura e o design de interiores influenciam memórias e relações interpessoais

Você já reparou como os ambientes nos quais vivemos grandes eventos aparecem nítidos em nossas lembranças e sonhos?
Inscreva-se em nossa newsletter

Stay up to date with our newest collections, latest deals and special offers! We announce new collection every three weeks so be sure to stay in touch to catch the hottest pieces for you.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.