14/4/2025
Escolhendo a paleta de cores perfeita para a minha casa

Um dos primeiros passos da decoração de ambientes é a definição das cores e tons predominantes.

Um dos primeiros passos da decoração de ambientes é a definição das cores e tons predominantes. A paleta de cores é o que vai determinar a personalidade da casa, criar uma identidade, dar harmonia entre os cômodos e transformar o seu lar.

Para isso, no entanto, é preciso estar atento a algumas dicas de especialistas. Confira, a seguir, como acertar na paleta de cores da sua casa:

5 dicas para escolher a paleta de cores ideal

1. Pesquise o significado das cores

Existem muitos estudos que mostram quais são as sensações que cada cor pode gerar. Antes de decidir por uma cor ou outra, pesquise o significado das cores para escolher aquelas que mais combinam com os ambientes e com a sensação que você deseja transmitir.

2. Defina um número de cores para a sua paleta

Antes de escolher os tons, decida o número de cores que deseja trabalhar. O ideal é não exagerar. Uma boa paleta de cores geralmente se baseia em três a cinco tons principais. Isso evita que o ambiente fique visualmente carregado, ao mesmo tempo que oferece diversidade.

3. Busque a harmonia entre os tons escolhidos

Para garantir um bom equilíbrio visual, é essencial harmonizar cores quentes e frias ou neutras e vibrantes, para criar contraste sem causar conflito. Por exemplo, se optar por um tom forte como o vermelho, considere uma cor mais neutra para acompanhar, como o cinza claro ou o branco. Assim, você suaviza a intensidade sem perder a personalidade.

4. Olhe para os móveis e decorações que você já tem

Uma boa referência de cores que funcionam na sua casa estão nos itens e móveis que você já possui. Considere esse fator na hora de definir a paleta que vai orientar o restante da decoração.

5. Use esquemas de cores para facilitar a escolha

Muito utilizados por fotógrafos e outros profissionais das artes visuais, existem três esquemas principais para escolher a paleta de cores ideal:

  • Complementar: utiliza cores opostas no círculo cromático, criando contrastes fortes e dinâmicos. Ideal para salas de jantar e espaços de convivência;
  • Análogo: combina cores adjacentes no círculo cromático, criando uma transição suave e harmônica. Perfeito para quartos e home office, onde é necessário um ambiente tranquilo e sem distrações;
  • Monocromático: usa variações de uma mesma cor, criando um ambiente minimalista e elegante. Funciona bem em espaços com muitos objetos de decoração, como salas e quartos.

Conte com um olhar especializado

Mesmo com todas essas dicas, outra boa escolha para a definição assertiva de uma paleta de cores é contar com especialistas de arquitetura e decoração de interiores ao seu lado. Eles vão saber orientar a sua decisão e ajudar no processo.

O Studio de Paula é um escritório de arquitetura e interiores que está preparado para te ajudar nessa missão. Com profissionais especializados, foco na personalização e na exclusividade, estamos à disposição para criar o projeto dos seus sonhos.

Veja alguns dos nossos projetos e entre em contato para iniciar a transformação da sua casa!

News
Como a iluminação impacta a decoração de interiores e transforma seu lar

No design de interiores, a importância da iluminação vai muito além da funcionalidade.
News
5 dicas para criar uma cozinha sob medida perfeita

A cozinha é um dos ambientes mais importantes de qualquer casa. Seja para quem adora cozinhar, para famílias com rotinas agitadas ou para aqueles que a têm como um ponto de encontro, este espaço precisa ser projetado com atenção e carinho.
Inscreva-se em nossa newsletter

Stay up to date with our newest collections, latest deals and special offers! We announce new collection every three weeks so be sure to stay in touch to catch the hottest pieces for you.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.